EXATTUS EDUCAÇÃO ESPECIAL





CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL







NO PATRIMÔNIO ÉTICO-CULTURAL DA HUMANIDADE INTEIRA HÁ UM COMPORTAMENTO QUE NÃO PODE FALTAR: A CONSCIÊNCIA DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO TODOS IGUAIS NA DIGNIDADE, MERECEM O MESMO RESPEITO E SÃO SUJEITOS DOS MESMOS DEVERES. João Paulo II





Você é o visitante nº:contador de acesso

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças - Maria Teresa Égler Mantoan

7 comentários:

  1. # Promover sim, possibilitando mudanças positivas quebrando preconceitos e inovando!

    Thaiany Tentardini

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente temos que ter a consciência de que todos somos diferentes e temos o direito de frequentarmos uma escola regular. Por que uma PPNE seria diferente? A escola deve adequar-se para receber a criança com necessidade especial, fazendo as modificações necessárias, p.ex., rampas e banheiros especiais.Mas não deve preocupar-se somente com construções, e sim, o professor, também deve adequar seu material didático, revisar suas práticas pedagógicas para que a PPNE participe das atividades dentro de suas limitações e potencialidades. Enfim, deve haver disponibilidade e sensibilização por parte de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, para acolher a PPNE proporcionando-lhe uma feliz trajetória escolar para ela e assim cada partícipe estará construindo, dentro de si, uma prática de cidadania que será vivenciada por toda a vida.

    Angela Santana

    ResponderExcluir
  3. Sair das escolas dos diferentes e promover a escola dos diferentes significa que as escolas devem ter pessoas com deficiências. Para isso toda a comunidade escolar deve estar consciente em fazer um trabalho bom, a atividade não é facil mas também não é dificil todos que estão próximas da pessoa devem estudar,se reunirem para fazer com que o aluno possa ir a frente mas para isso todos devem ter força de vontade e o nosso aluno deve ser muito bem estimulado. Assim o aluno conseguirá dar mais um passo na sua vida;um passo de muitos que virão e para isso devemos começar desde agora não podemos ficar sem agir.
    Gisela Larruscaim Garcia!

    ResponderExcluir
  4. Essa frase mostra a importância de viver com as diferenças físicas e mentais. Todos devem ter os menos direitos.
    Caroline de Castro Vargas

    ResponderExcluir
  5. A inclusão está aí e essa é a nossa realidade, não podemos negar isso. Ela está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas portanto quebre esse tabu de preconceitos.
    Promova essa escola onde ter diferença é normal.

    ResponderExcluir
  6. creio que devemos destruir esse preconceito enorme que existe nas escolas e construir valores que valem a pena existir, que saibam lidar com as diferenças. Afinal somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  7. É promover a inclusão, mas não basta incluir, mas sim, ser aceito por todos da escola,professores, funcionarios e da comunidada,envolver essas crianças trabalhar junto, só assim haverá inclusão.
    Josoé Jachson

    ResponderExcluir