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CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL







NO PATRIMÔNIO ÉTICO-CULTURAL DA HUMANIDADE INTEIRA HÁ UM COMPORTAMENTO QUE NÃO PODE FALTAR: A CONSCIÊNCIA DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO TODOS IGUAIS NA DIGNIDADE, MERECEM O MESMO RESPEITO E SÃO SUJEITOS DOS MESMOS DEVERES. João Paulo II





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quarta-feira, 18 de maio de 2011

TAREFA :Comente o texto abaixo

O que as pessoas imaginam sobre as pessoas com deficiência intelectual

Mito: as pessoas com deficiência intelectual são mais carinhosas e dóceis.

Realidade: as pessoas com deficiência intelectual são, em geral, bem dispostas, carinhosas e gostam de se comunicar. Mas, não são MAIS ou MENOS. São apenas pessoas que podem ou não ter essas características.

Mito: as pessoas com deficiência intelectual são doentes.

Realidade : a deficiência intelectual pode ser conseqüência de uma doença, mas ela não é uma doença; é uma “condição”. Nunca se deve usar expressões como: “doentinho”, “bobinho”, “criancinha” quando se referir a uma pessoa com deficiência intelectual. É importante também ressaltar que a deficiência intelectual não é uma doença mental.

Mito: as pessoas com deficiência intelectual são muito, ou totalmente dependentes.

Realidade: a pessoa com deficiência intelectual habilitada para o trabalho, geralmente, já freqüentou uma escola regular e/ou instituição especializada que a preparou para ser o mais independente possível. Portanto, em um ambiente corporativo, ela deve fazer sozinha tudo o que puder, e ser ajudada, somente se for realmente necessário. Não se pode sub-estimar nem super-estimar a capacidade dessa pessoa, porque suas habilidades não estão vinculadas, exclusivamente, às suas limitações. Existem pessoas com síndrome de Down, por exemplo, que são muito independentes, estudam, trabalham, andam sozinhas pelas ruas, se casam, tem vida sexual ativa, e ajudam a família. Existem também muitas pessoas com deficiência intelectual que vão e voltam do trabalho com total independência, além de terem autonomia para decidirem sobre sua carreira dentro de uma empresa.

 Mito: as pessoas com deficiência intelectual só têm “condições mentais” de trabalhar em oficinas abrigadas, dentro de instituições especializadas.

 Realidade: existem sim, pessoas com deficiência intelectual que devido aos seus comprometimentos e limitações se desenvolvem melhor trabalhando em instituição especializadas, mas isso, não tira o total direito delas participarem de processos de seleção, junto aos seus familiares e/ou profissionais especializados (conscientizados do processo de inclusão) – caso seja necessário – com o objetivo de verificar seus potenciais para determinadas funções. Trabalhar em sociedade, no ambiente de uma abriga, loja, ou escritório, por exemplo, é extremamente enriquecedor para todos. As pessoas com deficiência intelectual irão, finalmente, conquistar uma oportunidade de mostrar o quanto são capazes, e muitas vezes não puderam compartilhar suas habilidades com as que não tem deficiência. E as pessoas sem deficiência têm a grande oportunidade enriquecedora de conviver com personalidades, habilidades, e potenciais diferentes dos quais estão acostumadas, pois a sociedade sempre
marginalizou e segregou as pessoas com deficiência intelectual. Ninguém pode julgar uma experiência sem nunca ter realmente experimentado! Antes de dizer que um funcionário com deficiência intelectual não tem condições de exercer determinada tarefa é preciso realizar um teste, assim como são avaliados (além do período de experiência de 3 meses, segundo a CLT) outros candidatos sem deficiência quando vão concorrer a uma vaga de emprego.

Mito: as pessoas com deficiência intelectual são como crianças.

Realidade: uma pessoa com deficiência intelectual é uma pessoa com qualidades e defeitos. Quando criança deve ser tratada como a criança que é. Quando adolescente, ou adulto, deve-se tratá-la de acordo com sua faixa etária. A capacidade de interagir em sociedade, e conseqüentemente, no ambiente de trabalho deve ser avaliada hoje de acordo com os critérios da CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade - que equilibra fatores clínicos, comportamentais e sociais (adaptação comunicacional e atitudinal das pessoas que convivem com esse funcionário).

Mito: as pessoas com deficiência intelectual são mais agressivas e/ou muito carinhosas (“grudentas”).

Realidade
: a agressividade é uma forma da pessoa administrar sua convivência na realidade, desenvolvida no período de sua história de vida. Não está associada a qualquer deficiência e pode ser característica de qualquer pessoa, tendo ou não uma deficiência. As pessoas com deficiência intelectual podem ou não ser muito carinhosas, como uma pessoa sem deficiência. Os comportamentos podem ser alterados de acordo com a necessidade de um grupo de pessoas, portanto, explicar ao novo funcionário com deficiência intelectual, caso seja necessário, que naquele ambiente de trabalho ele deve agir de determinada forma, é fundamental para um bom relacionamento com essa pessoa.

Mito: as pessoas com deficiência intelectual são “muito” inteligentes.

Realidade: muitas pessoas esperam menos da pessoa com deficiência, especialmente, a pessoa com deficiência intelectual. Assim, quando constatam nela capacidades e produtividade, é comum dizerem “são muito inteligentes!” Na verdade, super-avaliar a inteligência da pessoa é tão discriminatório quando sub-avaliá-la. A pessoa com deficiência intelectual pode vir a apresentar dificuldade para aprender, especialmente quando se trata de conteúdos e conceitos abstratos, ou que dela exigem maior memorização. Seu ritmo de aprendizagem também pode vir a ser menor. Porém, o mais importante a se saber é que para cada característica identificada, há uma forma para compensar a limitação e promover sua produtividade e funcionamento.

Mito: as pessoas com deficiência intelectual necessitam de super-proteção.

Realidade: Não. Impedi-las de experimentar a vida é negar sua possibilidade de alcançar níveis cada vez maiores de independência e de autonomia.

Mito: as pessoas com deficiência intelectual só podem fazer atividades repetitivas; e são mais produtivas em linhas de produção nas fábricas, por exemplo, porque se concentram mais nas atividades.

Realidade: existem pessoas com deficiência intelectual exercendo diversas atividades em vários setores nas empresas mais diferenciadas. Podemos encontrar professores, atores, modelos, office-boys, mensageiros, atendentes, metalúrgicos, cozinheiros, assistentes administrativos, auxiliar de serviços gerais, entre outras profissionais, com deficiência intelectual. O que deve ser avaliado, em primeiro lugar, é a capacidade de cada uma dentro de suas limitações, potenciais, qualidades, dificuldades, e características específicas. As atividades repetitivas podem ou não ser exercidas por pessoas com deficiência. Elas têm ou não habilidades com peças pequenas, por exemplo, como qualquer pessoa sem deficiência. Por possuírem diferenciações em seus graus de inteligência, não significa que se concentram mais em determinadas tarefas. O poder de concentração ou habilidade para determinadas atividades vai depender de vários fatores, principalmente, segundo o perfil profissional, e a qualificação. Existem pessoas com deficiência intelectual que são muito comunicativas e preferem trabalhar como mensageiros, por exemplo, mantendo um maior contato com as pessoas. Mas definitivamente, é preciso deixar completamente claro, que o perfil profissional não está ligado à deficiência intelectual. Não se pode admitir um funcionário com deficiência intelectual para uma determinada função porque se ouvir falar que ele é muito bom naquilo devido às características de sua deficiência.

Mito: pessoas com deficiência intelectual não podem sair da rotina; não tem capacidade de aprender e/ou se reciclar dentro do setor que trabalham; ou não podem mudar de função e/ou setor com freqüência por não se adaptarem com facilidade.

Realidade: pessoas com deficiência intelectual têm total capacidade de aprender funções novas e/ou exercer outra atividade, dentro de um mesmo setor da empresa ou em outro. É preciso acabar com a idéia de que esses trabalhadores aptos ao mundo do trabalho são completamente limitados. Manter um funcionário estagnado não é enriquecedor tanto para a empresa como para o trabalhador, que perderá ótimas oportunidades de expandir seus horizontes, conhecer novas pessoas, e principalmente, desenvolver outras habilidades. Também é errado afirmar categoricamente que as pessoas com deficiência intelectual não se adaptam aos novos ambientes. Em primeiro lugar, sempre é preciso perguntar ao profissional com deficiência se ele deseja e tem qualificação profissional para fazer essa mudança, depois é preciso deixar que ele se adapte com tranqüilidade, assim como um profissional sem deficiência faria. Nunca se pode dizer que algo não vai dar certo sem experimentar antes. Cursos de reciclagem devem ser oferecidos também para as pessoas com deficiência intelectual dentro de suas capacidades. Agora, é óbvio que as mudanças de setor e/ou de atividades devem ser feitas levando se em consideração os potenciais e limitações desses profissionais, para se evitar um processo inverso de exclusão, caso ele seja transferido para um setor no qual não tenham competências para executar seu trabalho com produtividade, assim como fazia no anterior. Mas caso o empregador e/ou profissional de recursos humanos tenha dificuldade para realizar essa transferência, uma boa avaliação psicológica e médica, junto a importante opinião de profissionais especializados em deficiência intelectual.


12 comentários:

  1. Após o término da leitura, pude perceber a importância de refletirmos sobre as diferenças entre o MITO e a REALIDADE , é necessário compreender ambos os conceitos e saber separá-los e interpretá-los.
    As pessoas com DEFICIÊNCIA INTELECTUAL vivem igualmente como nós, sentem, percebem e vivenciam tudo através de suas abstrações e da sua própria forma de interpretação.
    Este texto nós traz a tona a participação deles através do dia-a-dia, do cotidiano das suas experiências, como seres humanos que vem lutando para estarem inseridos na sociedade, e nós como sociedade devemos procurar incentivar e transformar esta sociedade na qual estamos inseridos juntamente com estas pessoas tão COMUNS como nós.
    Como diz |Fernando Pessoa| MITO - é o nada que é tudo! Cabe aqui pensar que esta frase faz muito sentido quando interpretada.
    REALIDADE- é a verdade é a ação o real.
    Cabe ao Educador Especial abrir a mente e vivenciar esta realidade , promovendo assim o entendimento e a acessibilidade.

    Thaiany Tentardini Mendes! 20/04/2011

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  2. As pessoas com deficiência intelectual podem fazer muitas atividades;ao contrario do que as pessoas pensam.
    O ser humano que possui deficiência intelectual deve ser valorizado; Ninguém pode sair por ai dando palpites, medicações e tratamentos.
    Cabe a nós respeitar, dar carinho e atenção porque eles são capazes e sabem reconhecer quem os quer bem.
    "depois de uma tormenta surgirá o mais belo amanhecer." Augusto cury

    por: Gisela Larruscaim Garcia

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  3. Um deficiente intelectual ora está bem, ora muda seu comportamento, se contrariado.
    Usar palavras diminutivas frente a um deficiente intelectual dá a impressão que se está com pena do indivíduo e isso não é nada positivo para o mesmo.
    A dependência do deficiente intelectual vai depender da gravidade da situação, há momentos que precisará de apoio, mas também tem condições de fazer muitas coisas sem ajuda.
    Penso que todos merecem uma oportunidade e com certeza um deficiente intelectual trará muitas lições de vida, que enriquecerá o seu local de trabalho. Deve ser orientado em como agir para que haja harmonia com seus colegas.
    O deficiente intelectual deve ser tratado de acordo com sua fase de vida como qualquer ser humano. Muitos pais e/ou responsáveis falham ao super protegerem um deficiente intelectual, deixando de oferecer oportunidades que contribuirão no seu processo de crescimento e amadurecimento.
    Aluna: Angela Santana

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  4. Penso que as pessoas com deficiência intelectual tem as mesmo capacidades de realizar tarefas como qualquer individuo, devemos incentivar seu intelecto.
    Aluna: Caroline de Castro Vargas

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  5. Aluna: Bruna Rodrigues

    Esse texto mostra que muitas vezes as pessoas pensam que por que as pessoa tem uma deficiência, não são capazes de realizarem tarefas, tanto no cotidiano como no trabalho.
    Pois as pessoas com DEFICIÊNCIA INTELECTUAL são inteligentes e devem ter as mesmas oportunidades que nós "normais" temos, pois eles também tem capacidades como nós.
    Por isso devemos dar todas as oportunidades para os deficiêntes, pois só assim ele conseguirá se desenvolver e expandir seus horizontes.

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  6. Deficiente intelectual, é uma pessoa que não aceita opinões, é fechada, no meu ponto de vista é uma pessoa normal, sendo que para muitas pessoas tem outros pensamentos. Eu acredito que deficiencia intelectual "NÕA É UMA DOENÇA NEM UMA DEFICIENCIA", mas tem aqueles pessoas que tem preconceito, mas cada um tem seu próprio pensamento, temos que ser sinceros todo mundo tem preconceito...Muitas vezes um deficiente, faz sua atividade melhor que uma pessoa normal faria e tem mais responsabilidade no trabalho...
    Aluno: JOSOÉ JACHSON

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Eu penso que as pessoas com Deficiência Intelectual são capazes de realizar todas as atividades que uma pessoa normal desenvolve, se ela for trabalhada desde o início e preparada como deve ser ,ela com certeza, cumprira todas as dificuldades e obstáculos por elas encontrados.
    Deficiência não é doença, doente é aquela pessoa que acha que deficiente e doente!
    Rosimari Dachi.
    02/06/2011 21:20

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  9. Após realizar a leitura sobre mito e realidade em relação a Deficiente Intelectual conclui que:
    Uma pessoa com deficiência intelectual deve ser respeitada dentro de suas limitações sem que haja muita ou pouca espectativa em relaçâo a tal.
    Uma pessoa comum com capacidade de se desenvolver em determinada área podendo assim ingressar no mercado de trabalho,com características afetivas mais ou menos elevadas, com problemas, com dificuldades e também com habilidades.
    É preciso que este seja trabalhado de uma forma especializada desde os seus primeiros anos de vida, visando o melhor crescimento cognitivo, psicomotor e afetivo possível.
    Aluna: Suellen Soares Ferreira

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  10. Pessoas com deficiência intelectual tem direito a fazer atividades "normais" pois tem potencial para executar igualmente as atividades.
    A sociedade em si tem que dar oportunidades iguais sem preconceito,para contribuir positivamente para que as pessoas com deficiência evoluam em seu processo de desenvolvimento.
    Aluna:Bruna Dorneles

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  11. carla taiane:penso que ñ há diferenças entre pessoas,pois pessoas com ditas deficiências são as mais capazes possíves,produtivas,inteligentes,criativas,dentro dos seus limites,mas cada um deve conhecer seus limites só assim saberá dar valor aos valores dos outros,penso que seja isso,ser diferente é normal.......

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  12. as pessoas com deficiência intelectual
    são tão capazes (dentro de suas limitações) como qualquer pessoa.
    Temos que ter em mente que todos somos iguais
    cada um com suas limitações e imperfeições,
    ninguém é perfeito.

    EMANUELLE URIAS FERNANDES

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