Uma história de amor ao ensino
Adriana adotou a prática de contar histórias em sala de aula. A iniciativa, segundo a pedagoga, além se expandir o universo cultural das crianças, inclui o incentivo á oralidade no caso de crianças com deficiência visual e acrescenta elementos para a compreensão de uma realidade que se constrói a partir da imaginação.
“Contar histórias estimula a cognição, a imaginação e o desenvolvimento da aprendizagem. Na criança com deficiência visual, é possível analisar a maneira como ela age, como se expressa e se sente”, conta.
“Acredito que é somente na prática docente inclusiva vivenciada no cotidiano que os preconceitos serão desconstruídos. Não basta apenas falar de inclusão e de respeito à adversidade. Conviver com pessoas com deficiência nos faz perceber que elas podem ser olhadas e entendidas como diferentes enquanto aparência, enquanto forma de comunicação, mas iguais às demais se forem dadas oportunidades de avançarem no desenvolvimento e suas potencialidades”
Disciplina: Deficiência mental - Profª Cristina de León
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Cabe aqui dizer que devem ser previstas as oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais de educação, capacitando -os a enfrentar aos desafios que a realidade apresenta , e operacionalizar ações adequadas, efetivando , assim tarefa de educar, alunos valorizando suas potencialidades vivências e experiências , independente de classe, gênero, sexo e cateterística individual.
ResponderExcluirA experiência dessa professora nos mostra queé possível incluir sem maiores dificuldades uma criança com deficiência. É um desafio sim, mas que merece nossa dedicação e esforço para que ocorra, pois são seres humanos capazes de evoluirem e acompanharem o dia a dia na escola, de maneira diferente muitas vezes,mas basta oferecermos oportunidades para demonstrarem seu potencial. Penso ainda que, é na prática, frente a uma situação de inclusão que realmente lutaremos para que se torne uma realidade na nossa vida profissional, enquanto educadores.
ResponderExcluirComentário acima realizado pela aluna: Angela Santana
ResponderExcluirÉ preciso que os professores tenham um conhecimento geral para desempenhar as tarefas uma qualificação, também tem queter amor, carinho e dedicação para ensinar os alunos, mas não chegar na sala de aula sem nem um conhecimento e desempenhar com os alunos as atividades,ter um conhecimento especifico, eu acredito para que aconteça a inclusão é necessário que as criança normais interajam comas outras crianças com deficiência...Para mostrar que podemos mudar o mundo.
ResponderExcluirJosoé Jachson
Uma historia de amor no ensino
O texto mostra claramente que devemos dar oportunidades a crianças deficientes que ela deve ter a oportunidade de estudar e se expressar como qual quer pessoa só temos que acreditar, apoiar e disser que tem condições de aprendizagem como qual quer indivíduo.
ResponderExcluirAluna. Caroline de Castro Vargas
A prática inclusiva deve ser vista com um olhar diferenciado, onde profissionais qualificados, sem grandes esforços, demonstram uma imensa dedicação e ligação de amor a educação. A partir daí, barreiras de preconceitos vão sendo derrubadas e é convivendo cotidianamente com pessoas deficientes que percebemos a real importância da atenção especial, que a estes deve ser dada, mas que, nota-se visivelmente que são capazes sim de nos surpreender diariamente.
ResponderExcluirA prática da professora Adriana é muito significativa,pois precisamos dar oportunidades provocar a participação e a interação destes alunos,promovendo seu desenvolvimento.A criança com DV é um ser que se desenvolve,constrói e aprende,porém com necessidades específicas;estimular a imaginação é muito bom para uma melhor compreensão.
ResponderExcluirÉ preciso convivermos com a criaça deficiente inclusa na sala de aula,pois só assim não haverá mais preconceitos pois convivendo com esta criança iremos ver suas potencialidades e conseguiremos entendê-las muito melhor.
Aluna:Bruna Dorneles
O texto fala que por mais que a criança seja deificiente ou não temos que dar oportunidas para estudar e se comunicar como todos,sendo deficiente ou não todos somo igual e pecisamos de respeito como todos.
ResponderExcluirO texto fala de uma realidade que muito tem sido debatida em sala de aula, a de que tudo, absolutamente tudo dentro de umasala de aula com alunos incluidos ou não, depende somente do compromisso e dedicação do professor, da vontade de buscar e desenvolver novas potencialidades em seus alunos, do desejo de vê-los cescendo em sabedoria independente de suas deficiências ou debilidades, mas sim de acordo com suas realidades misturadas com uma 'pitada' de imaginação. Nada anormal para uma vida infantil "normal", que não trabalha realidade X imaginação, mas, realidade = imaginação.
ResponderExcluirisso realmente é muito importante
ResponderExcluirestimular os alunos num todo
é bom para nos dar idéias...
EMANUELLE URIAS FERNANDES