EXATTUS EDUCAÇÃO ESPECIAL





CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL







NO PATRIMÔNIO ÉTICO-CULTURAL DA HUMANIDADE INTEIRA HÁ UM COMPORTAMENTO QUE NÃO PODE FALTAR: A CONSCIÊNCIA DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO TODOS IGUAIS NA DIGNIDADE, MERECEM O MESMO RESPEITO E SÃO SUJEITOS DOS MESMOS DEVERES. João Paulo II





Você é o visitante nº:contador de acesso

sábado, 14 de maio de 2011

Vivências artísticas dos alunos

 Angela Santana
Professora municipal a 27anos, casada, mãe de um menino de17anos.
Um fato que me marcou na infância foi uma encenação de natal em que houve a montagem do presépio vivo, as roupas eram caracterizadas e eu representava um anjo. Esse fato ocorreu numa creche que existe até
Hoje, a santa Elvira, e até tenho uma ou duas fotos sobre o acontecido. Mas que marcou também, além disso, foi a mesa de presentes, onde os meninos receberam uma bola e as meninas uma boneca de louça.
PENSO que minha atração pela educação infantil, foi os momentos maravilhosos que vivi nesse ambiente escolar, onde até à hora de dormir era gostoso. As frutas que nos davam lembro do caqui e de uma grande árvore de jabuticabeira no pátio.
E o bom de tudo isso que vivenciei, foi conviver com quem hoje é o meu esposo há 25 anos. Amor desde a infância... Eterno? Não sei, talvez, até aqui tem sido.









ALUNA: CARLA TAIANE
Bom! Quando eu estudei, no 1° grau na escola General Neto, além das atividades recreativas que eram propostas pelo professor de educação física, adorava ir para escola no dia que tinha dança, quem administrava as aulas era a professora Nereida Lampert.
Fazíamos aquecimento, alongamento, e dançávamos uma coreografia, trabalhada e executada com muito prazer.
Nunca foi a minha intenção ser bailarina, mas tinha prazer em dançar, mas como sempre tem aquela, colega que se sobressai, dança bem, e é vista, por este motivo me colocavam bem atrás do grupo, por mais que eu dançasse bem, nunca fui vista, desta forma, hoje, eu não danço mais, mas vejo a minha filha bárbara de 12 anos.
Era dança street e bailado “Anita Garibaldi", não digo que ela seja uma bailarina experiente, mas ao menos, ela tem chances de se mostrar e colocar em prática o que sabe , tem oportunidade, gosta de dançar e eu me ralizo, vendo ela fazer o que gosta e fico feliz.








ALUNA: BRUNA RENATA MACHADO DORNELES

Quando eu estava fazendo o magistério, fiz prática na APAE, e lá minha turma e eu, fizemos uma peça teatral da “branca de neve e os setes anões", eu na ocasião era um dos anões, esse momentos me marcou muito, pois como eu realmente sou baixinha, me identifiquei com o personagem, sem contar de foi gratificante ver no olhar de cada uma das crianças a real imaginação do lugar onde tudo acontecia.





ALUNA: BRUNA RODRIGUES SANGUINET.
Na minha infância eu sempre estive envolvida em atividades artísticas, como dança teatro, brincadeiras, etc.
Uma das que marcou minha vida e ainda esses dias eu me lembrava, era uma dança, que nós fizemos na 2º série foi muito interessante porque todos se envolveram, nós fizemos roupas, ensaiavamos bastante, era a dança do ventre bem quando estava passando na TV a novela o clone, então era dança do momento, então eu acho que foi por isso que todos participaram e se envolveram. Porém infelizmente nós não pudemos nos apresentar no dia das mães que era o nosso objetivo, pois a professora que nos acompanhava adoeceu. Então, no ano seguinte também no dia das mães a tão esperada apresentação aconteceu, mas eu não pude me apresentar porque eu havia perdido uma parte da roupa quando estava brincando. Mas mesmo assim foi uma coisa marcou a minha vida.







CARLOS LACIR
A minha infância foi marcada por fatos criativos de meus irmãos mais velhos,quando criavam teatro de fantoches em casa e convidaram os amigos próximos para assistir e compartilhar as brincadeiras, como a bandinha de sucata, entre outras. Eu gostava de brincar de carrinho e, para que essa brincadeira ficasse legal, construia uma cidadezinha no pátio, com ruas, casas, escola, hospital, o que eu via em uma cidade. As brincadeiras de criança sempre foram regadas de muita criatividade, pois era importante mudar para que tivesse uma brincadeira atrativa.





Emanuelle Urias Fernandes
Um trabalho que me marcou foi um que minha professora de artes pediu que fizessemos eu estava na 7ª série. Ela deu uma folha branca para todos os alunos e nos levou, para o pátio. Nos fez observar as plantas, flores, pedras, àrvores...e suas texturas. Eu desenhei uma paisagem(ficou lindo)! Nunca tinha imaginado que seria capaz de fazer um desenho daqueles, com tantos detalhes.





JOSOÉ

Meu nome é Josoé tenho 17 anos, estudante do curso normal, vou falar um pouco sobre acontecimento da minha vida(o que foi importante), bom vou começar, o que aconteceu na minha infância: a professora do pré A, nunca tinha visto uma professora tão apaixonada pela profissão, os cuidados que ela tinha com os alunos a forma de ensinar, hoje ela é minha professora no curso normal( Estrutura), o primeiro dia que ela me viu ficou surpresa, ela nunca imaginou que eu seria professor . Participo na minha escola de uma oficina e dou aula de inglês, é tão engraçado, no primeiro dia, minha aluna com deficiência, isso me fazer esse curso de educação especial. O ano passado nossos colegas fomos no azilo Mario Motta esse dia ficou gravado até o dia de hoje, os colegas se emocionaram juntamente com os idosos,infelizmente nessa época tinha perdido meu pai, o que causou uma emoção maior. No curso normal estou aprendendo muitas coisas boas, vou levar para toda vida .





Débora Ozório
A experiência que mais marcou minha infância na área artistica, foi quando eu estava no Pré A, lembro que eu tinha uma ótima professora e ela fez conosco a técnica da tinta guache e o canudinho em que ela pingava a tinta em uma folha branca e nós faziamos a arte soprando com o canudinho. Essa é a única técnica artistica que lembro da infância, meu trabalho ficou lindo, e eu e os colegas adoramos aquela nova experiência que até hoje é tão clara em minha memória.





Zelma Rodrigues
Infelizmente, não tenho nenhum trabalho que fosse marcante na minha vida, pois na época que eu estudava, nós não eramos trabalhado nessa área, eu lembro que o que eu sabia fazer era só uma casinha com cerquinha e uma árvore do lado. Mas com os meus alunos eu sou diferente, eu oportunizo várias áreas dentro das "ARTES" eu faço, música, teatro, danças etc... Vou relatar um fato que aconteceu esse ano com os meus alunos: ...fui trabalhar o corpo humano, fiz um boneco para montar e colar as roupas, partir da criatividade dos meus alunos, apresentaram os bonecos; fizeram um teatro em sala de aula(dupla). Os bonecos conversavam e criavam histórias... Hoje com esse trabalho eu até fiquei surpresa com o que fiz no cartaz. Adorei a aula de hoje!






Thaiany Mendes
Quando eu estava na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Liberato, eu tinha 6 anos e era a minha formatura da Pré-Escola, minha turma apresentou uma peça- teatral chamada " A Dona Baratinha" e eu era uma formiguinha, naquele dia me senti a pessoa mais importante pois sabiaque era uma peça-chave da apresentação. Foi uma ótima experiência.

Desde 12 anos eu fazia aula de Teclado e aprendi muitas coisas e muitas músicas e ritmos. Depois de um determinado período, foi organizado um concerto para apresentar em um chá das mulheres realizado na Igreja Metodista na qual eu frequento até o dia de hoje. Essa concerto me traz a memória ótimas lembranças.

No magistério em uma prática de educação infantil a minha turma realizou uma peça teatral "Chapeuzinho Vermelho", onde eu era a vovozinha. Aquela experiência depois de "grande" foi ótima






Cecilia de Souza
Construção de uma pequena pracinha(foi realizado com sucatas em grupo onde todos participaram e criaram). Fazer uma boneca de pano e escolher o nome para mesma e cuidar durante um tempo como se fosse nossa filha.

*Cuidar de um feijão e até transformar-se, ou melhor desenvolver-se.
*Ensaiar uma dança para apresentação no dia das mães adorava dançar.
Na minha vida escolar tive bons educadores onde sempre desenvolveram habilidades e oportunizaram a construção de atividade.



 
Caroline de Castro Vargas
Penso que um fato marcante foi na escola, meus colegas e eu tinhamos que apresentar uma peça de teatro, mas no fim terminamos apresentando um musical(com músicas infantis), com a ajuda de alguns colegas e a imaginação, ficou bem apresentado, foi bem divertido porque os colegas que assistiram cantaram uma música junto, nós todos participamos da atividade.





 Thaiany Tentardini Mendes
1)  Quando eu estava na escola Liberato, tinha 6 anos e na minha formatura da pré-escola, minha turma apresentou uma peça -teatral chamada " a dona baratinha"  eu era uma formiguinha, naquele dia me senti a pessoa mais importante pois sabia que era a peça chave da apresentação. Foi uma ótima experiência.
2) Desde os 12 anos eu fazia aula de teclado, aprendi muitas coisas e muitas músicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário