EXATTUS EDUCAÇÃO ESPECIAL





CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL







NO PATRIMÔNIO ÉTICO-CULTURAL DA HUMANIDADE INTEIRA HÁ UM COMPORTAMENTO QUE NÃO PODE FALTAR: A CONSCIÊNCIA DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO TODOS IGUAIS NA DIGNIDADE, MERECEM O MESMO RESPEITO E SÃO SUJEITOS DOS MESMOS DEVERES. João Paulo II





Você é o visitante nº:contador de acesso

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO

Como identificar a superdotação:


         Reserve alguns minutos para listar os nomes dos alunos que logo vêm à sua mente quando você lê as descrições abaixo. Utilize essa lista (preparada pelo MEC) como uma “associação livre” e de forma rápida. É provável que você encontre mais do que um estudante em cada item. Quem exibir consistentemente vários dos comportamentos tem fortes chances de apresentar altas habilidades.

1- Aprende fácil e rapidamente.
2- É original, imaginativo, criativo, não convencional.
3- Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
4- Pensa de forma incomum para resolver problemas.
5- É persistente, independente, autodirecionado ( faz coisa sem  que seja mandado).
6- Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
7- Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.        
8- Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
9- Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
10- É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
11- Tem muitas habilidades nas artes ( música, dança, desenho, etc.).
12- Entende a importância da natureza ( tempo, lua, sol, estrelas, solo, etc.).
13- Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
14- Aprende facilmente novas línguas.
15- Trabalhador independente.
16- Tem bom julgamento, é lógico.
17- É flexível e aberto.
18- Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
19- Mostra sacadas e percepções incomuns.
20- Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
21-Apresenta excelente senso de humor.
22- Resiste à rotina e a repetição.
23- Expressa idéias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
24- É sensível à verdade e a honra.




FONTE: Revista Nova Escola- Agosto de 2009.

Um comentário:

  1. A cada aula percebo que o profissional que trabalha com pessoas que possuem altas habilidades precisa saber reconhecer, saber trabalhar de forma adequada e ter sempre novidades para os seus alunos.
    O professor deve conhecer seu aluno,dar todo apoio necessário e fazer com que o aluno consiga ir além de forma correta,fazer com que essa aprendizagem faça bem para si e para a sociedade. Gisela Larruscaim Garcia

    ResponderExcluir