EXATTUS EDUCAÇÃO ESPECIAL





CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL







NO PATRIMÔNIO ÉTICO-CULTURAL DA HUMANIDADE INTEIRA HÁ UM COMPORTAMENTO QUE NÃO PODE FALTAR: A CONSCIÊNCIA DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO TODOS IGUAIS NA DIGNIDADE, MERECEM O MESMO RESPEITO E SÃO SUJEITOS DOS MESMOS DEVERES. João Paulo II





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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ORGANIZAÇÃO DOS NAAH/S (NÚCLEOS DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO)

Organização dos Núcleos
Os núcleos devem oferecer suporte aos sistemas de ensino, a partir de parcerias e convênios entre órgãos governamentais, principalmente IES - Instituições de Ensino Superior e Secretarias Estaduais de Educação, órgãos não governamentais e com a participação da comunidade. Podem funcionar em espaços físicos comunitários, como associações, escolas, bibliotecas públicas, centros integrados, escolas especializadas e outros. Na implementação das atividades dos Núcleos de Formação de Professores e Desenvolvimento das Altas Habilidades / Superdotação serão desenvolvidas práticas pedagógicas, no sentido de formar os professores para identificar e avaliar as habilidades, interesses, estilos de aprendizagem e expressão nas diferentes faixas etárias.
Para possibilitar esse contato, serão introduzidos vários tipos de atividades de curta e longa duração, tais como: a divulgação de diretrizes para o trabalho do professor, distribuição de material didático, realização de mini-cursos e debates, atividades nas férias escolares, em cursos e oficinas, desenvolvimento de projetos, sistemas de tutoria, trabalhos específicos com alunos, pais, professores, tutores, entre outros. Outro procedimento importante será o acompanhamento dos profissionais dos Núcleos de Formação de Professores e Desenvolvimento de Altas Habilidades / Superdotação às escolas públicas de Educação Básica, a interação com as Instituições de Ensino Superior, a participação em seminários, debates e mesas redondas que possibilitem grande interatividade com os professores e alunos.
Após a indicação do aluno, vários tipos de atividades serão implementados sob a orientação de um professor/tutor. Estas atividades deverão estar em consonância com as habilidades e interesses dos alunos. Exemplos de atividades que poderão ser introduzidas são as seguintes: leituras orientadas, seguidas de discussões com o professor/tutor e com grupos de colegas; exercícios e tarefas suplementares àquelas desenvolvidas na escola; atividades exploratórias como passeios em museus, bibliotecas, teatro, atividades artísticas, científicas e outras, de acordo com a área de interesse do aluno, seguida de avaliação das ações pelo professor tutor, entre outras. Uma atividade que deverá fazer parte dos Núcleos diz respeito à aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa e desenvolvimento de projetos.
Para cumprir o objetivo de oferecer apoio aos sistemas de ensino, os Núcleos de Formação de Professores e Desenvolvimento das Altas Habilidades / Superdotação serão compostos das seguintes unidades:
a) Unidade de Atendimento ao Professor
Essa unidade tem por objetivos: (1) viabilizar a sistematização de cursos de formação continuada de professores e demais profissionais da educação envolvendo, entre outras, temáticas como: identificação do comportamento do aluno; aprofundamento e enriquecimento curricular; organização dos critérios para o avanço e aceleração de estudos; desenvolvimento das potencialidades dos alunos nas áreas de linguagem, artes, esporte, literatura, matemática, ciências, física, química, biologia e liderança, assim como outras áreas de interesse que se fizerem presentes. (2) oferecer suporte aos profissionais e professores da rede de ensino, oportunizando o acesso a materiais de formação docente, recursos didáticos e pedagógicos para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos por meio de pesquisas e estudos. Os profissionais desse núcleo devem oferecer serviços de itinerância nas escolas onde os alunos estão matriculados e apoiar o processo pedagógico com orientações aos professores das escolas.
b) Unidade de Atendimento ao Aluno
Essa unidade tem a função de (1) promover a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos indicados; (2) prestar atendimento suplementar para que eles explorem áreas de interesse, aprofundem conhecimentos já adquiridos e desenvolvam habilidades relacionadas à criatividade, à resolução de problemas e raciocínio lógico, desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e motivação, e (3) oferecer oportunidades de aquisição de conhecimentos referentes à aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa e ao desenvolvimento de projetos. Para impulsionar estas ações deverão ser realizadas parcerias com Instituições de Ensino Superior, visando ampliação das oportunidades educacionais para os alunos com altas habilidades/superdotação.
c) Unidade de Apoio à família
Essa unidade tem a função de prestar orientação e suporte psicológico e emocional à família, com vistas à compreensão do comportamento dos seus filhos, melhorando as relações interpessoais e incentivando o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Para tanto poderão ser organizados grupos de pais, com a orientação de um psicólogo, para discussão de assuntos referentes às altas habilidades/superdotação. Palestras, seminários e sessões de atendimentos também deverão ser organizados.
Para a operacionalização dessas ações serão realizados, inicialmente, um Seminário Nacional com a participação de dois multiplicadores representantes de cada Núcleo de Formação de Professores e Desenvolvimento de Altas Habilidades / Superdotação, que organizarão e atuarão nas Unidades de Atendimento ao Professor, instalados nos núcleos. A realização de parcerias com as Instituições de Ensino Superior ampliará as oportunidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação. Para tanto, foi organizado um organograma de Composição e atividades dos Núcleos e programado um fluxo de trabalho para o MEC/SEESP e para as Secretarias de Educação.

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